MIKAO USUI (1865 – 1926)
Decodificador da técnica que conhecemos como Reiki, Mikao Usui, nascido na vila Taniai no Japão, casado e com dois filhos, foi um pesquisador das milenares formas de cura. Em sua busca estudou técnicas variadas e teve acesso a muitas informações, incluindo sagrados manuscritos Budistas. Mas seu grande desafio era o de encontrar “o caminho para a felicidade”. Usui queria descobrir um método onde o transmissor da energia não ficasse desvitalizado após o tratamento, ou seja, aonde a fonte de cura não fosse a própria energia vital.
Em 1914, partiu para um período de meditação no sagrado monte Kurama a fim de ampliar sua jornada espiritual. Após 21 dias de retiro foi glorificado e vivificado com a Iluminação e aprendeu a forma correta de utilizar a energia vital (ki) para a cura.
CHUJIRO HAYASHI (1878-1944)
Doutor em Medicina e Comandante da Marinha Imperial Japonesa, Dr Hayashi foi o primeiro a receber o título de Mestre de Reiki por Mikao Usui. Se conheceram em 1915, durante uma das tantas palestras ministradas por Usui. Encantado com o método de cura, foi estudá-lo, tornando-se Mestre e fundando uma clínica de Reiki em Tóquio, a Shina No Machi. Sua clínica contava com oito macas e 16 reikianos e funcionou por mais de 20 anos, sem apoio do governo japonês, embora tenha atendido, inclusive, o Imperador.
Além da clínica, Dr Hayashi dedicava sua vida ao ensino do Reiki. Com sua experiência, sistematizou as posições de aplicação e dividiu os cursos em níveis. Denominou a técnica de Reiki Usui, em homenagem ao seu Mestre. Dr Hayashi ficou então conhecido como o sistematizador do método natural de cura de Mikao Usui. O médico reikiano, com sua visão científica, documentou o trabalho, comprovando que o Reiki revitalizava o corpo físico, além de ser reconhecido como uma alternativa válida para diversos tipos de problemas.
Antes de falecer Dr Hayashi permitiu-se iniciar – pela primeira vez – uma mulher como Mestra e selecionou Hawayo Takata como sua sucessora.
HAWAYO TAKATA (1900-1980)
Nascida no Havaí, filha de imigrantes japoneses, Takata foi a responsável por apresentar o Reiki ao ocidente. De constituição frágil, ela conheceu a técnica em 1935 ao ser internada na clínica do Dr Hayashi, em Tóquio, por complicações de saúde. Após o tratamento e curiosa com o Reiki, pediu para ser iniciada a fim de disseminar o conhecimento no ocidente. Quase dois anos depois voltou à sua terra natal já praticante de Reiki. Em 1938 Dr Hayashi foi visitá-la no Havaí e durante seis meses trabalharam juntos para estabelecer o Reiki em Honolulu. Em 1938, antes de retornar ao Japão, o médico anunciou que Takata já era uma Mestra habilitada a transmitir o método.
Com uma trajetória de 30 anos na prática do Reiki e muitos alunos, tanto no Havaí, quanto nos Estados Unidos, dentre eles sua irmã e neta, Takata fundou a Associação Americana Internacional de Reiki (AIRA). Ao todo, formou mais de 20 Mestres para que dessem continuidade à sua linhagem.